O surgimento da Lekto é fruto da soma de estudos e pesquisas de profissionais que acreditam que uma educação inovadora e criativa está diretamente associada a formação de alunos capazes de se autoconhecerem e alcançarem a sua total plenitude no desenvolvimento, tanto cognitivo quanto socioemocional. Desenvolver e avaliar habilidades socioemocionais em aprendizes de 6 a 14 anos é o nosso propósito.
A metodologia é utilizada pelos educadores em uma plataforma que orienta a sua ação e vivenciada pelos alunos por meio de experiências no dia a dia do ambiente escolar. Começamos coletando informações sobre as características dos aprendizes para definirmos o seu Perfil Sociocomportamental - PSC. A partir do perfil, a plataforma sugere experiências de aprendizagem personalizadas para cada aprendiz. Essas experiências serão mediadas pelo educador de acordo com as orientações da plataforma visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Durante a prática o professor utiliza a plataforma para avaliar a evolução dos aprendizes nas respectivas habilidades. Os dados coletados são analisados pela inteligência artificial da plataforma, que permite uma compreensão mais profunda dos aprendizes e possibilita a personalização da jornada, visando otimizar o desenvolvimento de acordo com as singularidades de cada aluno. As evoluções são acompanhadas em um painel com os dados e registros.
Nos últimos 2 anos preparamos nossa metodologia com o que há de mais inovador, tanto em termos tecnológicos, aplicando algoritmos de aprendizado contínuo para leitura de dados na educação, quanto em termos pedagógicos, trazendo um importante pilar de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a rotina das práticas pedagógicas da escola. Nesse período, implementamos a metodologia em uma escola de Brasília com excelentes resultados. A pandemia do Covid nos impôs uma alteração no nosso cronograma, atualmente, estamos negociando o Programa Lekto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais com sistemas de ensino e gestores de escolas públicas e privadas, para início de implementação no começo de 2021. Até 2022 queremos alcançar o marco de 50.000 aprendizes utilizando a solução.
Nossa metodologia requer um conjunto de informações prévias e ajustes para ser implementada. Assim, a recomendação é que entre em contato com a equipe de especialistas para ajustes do formato de experimentação da solução e uma apresentação mais aprofundada de toda metodologia. A primeira etapa para implementação é uma formação dos educadores que irão conduzir o processo no ambiente escolar