We are using cookies to give a better service experience. By using our services you agree to use cookies. Read more

Accept
Reject
Spotlights
All articles
search
clear

Aula Pública, nas vielas, ruas e áreas educativas da Cidade de São Paulo.

O objetivo desse projeto está em construir uma sociedade mais justa que respeita seus cidadãos.

As inovações estão nos temas que trabalhamos nas aulas públicas como cartografia, ocupação insalubre, moradia, imigração, preconceito, paisagem local, história do bairro etc. Diante desse quadro sui generis, no processo de debate com os estudantes, há aprendizagem sobre habitação, diferenças étnico-raciais e étnico-culturais, imigração e seus impactos culturais e processos migratórios no Brasil.

Shortlisted
play_arrow

Overview

HundrED shortlisted this innovation

HundrED has shortlisted this innovation to one of its innovation collections. The information on this page has been checked by HundrED.

Web presence

2016

Established

1K

Children

1

Countries
Target group
Teachers
Updated
October 2020
Aula Pública cria laços com a comunidade ao conectar o bairro com a escola, impactando diretamente para a redução da violência urbana, um dos êxitos do projeto

About the innovation

Why did you create this innovation?

Criei essa inovação por acreditar no serviço público e ter a certeza de que podemos aprimorar o atendimento aos nossos alunos e ter a certeza que a transformação se passa pela educação. Tenho me posicionado e lutado pela melhoria da escola pública, sempre tendo como base o pensamento de Paulo Freire, e enxerguei na Aula Pública uma forma de apropriação do espaço publico como fator educativo.

What does your innovation look like in practice?

Desde o primeiro instante, percebi que minha atuação como professor teria de ser eficaz para ser transformadora. Assim, instigar no público-alvo o desejo de mudar os baixos índices de qualidade de vida precisaria ser iniciado na base, ou seja, na comunidade. A metodologia usada não poderia ser nos moldes tradicionais. Como não havia um modelo definido, criei um formato que abordasse as circunstâncias da realidade, um ideal de existência humana e alcance de resultados a curto, médio e longo prazos. Foi assim que criei os sete passos do projeto Aula Pública que se tornaram realidade na Cidade de São Paulo. Sinto orgulho e percebo que saímos da zona de conforto e conseguimos sensibilizar a todos com essas ações. Fica o legado de que ocupar e estudar cada vez mais uma região insalubre como o Glicério, com ações inovadoras podemos tornar possível a sensibilização da comunidade, abrindo a escola para recebê-la com ações voltadas à recuperação da cidadania e projetos diferenciados

How has it been spreading?

Venho divulgando o projeto "Aula Publica", intensificando a saída da escola nas proximidades do bairro, e tomamos conta e ocupamos as ruas com caminhadas, cortejos, pesquisas de campo, atividades a pé com aulas expandidas ou públicas em todos os locais educativos (museus) da cidade de São Paulo, além da Cooperativa de Catadores do Glicério e da Igreja Nossa Senhora da Paz, que trabalha com imigrantes e refugiados.
Tivemos o apoio de vários coletivos e ONGs, do corpo docente e da gestão da escola. Em termos mais explícitos, com o projeto o bairro passou a acolher as crianças e os adolescentes dando-lhes a voz de sujeitos de seu particular processo de vivência. Hoje divulgamos nossos trabalhos em redes sociais e através de e palestras e ganhando vários prêmios nacionais e internacionais.

If I want to try it, what should I do?

O projeto Aula Pública tem se renovado sistematicamente e vem acompanhando a trajetória de alguns alunos, com a clareza de que atravessar os muros da escola é um dos possíveis caminhos promissores para o debate que se impõe nas sociedades do mundo atual:, por esse motivo orientamos os professores a utilizar o material que criamos chamados:” Os sete passos como promover uma aula pulica”.

Media

aula pública dos alunos do Glicerio
Aula Publica na TV Globonews
Encuentro de Educadores. "Aula Pública" México - Cidade do México
México - Cidade do México
Aula Pública na pandemia.
https://youtu.be/dflcDyhaftA
Instituto Tomie Othake - "Aula Publica" no Glicério"
Aula Pública, Territórios Educativos"
Aula Publica
Aula Publica, na Rua dos Estudantes com os alunos da Emef Duque de Caxias
Congresso
Trecho de nossa apresentação sobre o projeto "Aula Pública" no Congreso de Prácticas Docentes Innovadoras en Educación Básica de Iberoamérica y el Caribe 2020, apresentação do projeto "Aula Publica", Emef Duque de Caxias, Glicério - São Paulo - Brasil em14/10/2020. México/ Cidade do México.
Projeto Leitura Solidária
Projeto Leitura Solidária, dentro do projeto "Aula Pública"Paulo Magalhães, professor de geografia, criou o projeto Leitura Solidária, que tem como objetivo incentivar seus alunos a ler. São livros de todos os gêneros e autores. A iniciativa é uma maneira de reverter o número de 31% de brasileiros que não lê, segundo pesquisa feita pela empresa Picodi. Confira na #Entretanto
O professor do futuro - Aula Publica
O professor do futuro - Aula Publica
aula pública dos alunos do Glicerio
Fala dos alunos e comunidade sobre o projeto  "Aula Publica"
aula pública dos alunos do Glicerio
Texto e narração: Rita Dumonn Produção Filo Creativo Projeto "Aula Pública" Homenaje al Maestro Paulo Magalhaes Fotos: Tiago Reivax
aula pública na praça da Sé com os alunos.
aula pública na praça da Sé com os alunos
"Aula Pública"
Aula PúblicaTexto e narração: Paulo MagalhãesProdução: Filo Creativo Projeto "Aula Pública"  Maestro Paulo Magalhaes
Aula no cortiço do Glicério com os alunos
Aula no cortiço do Glicério com os alunos
Prévia da "Aula Pública" no G1
Prévia da "Aula Pública" no G1
TV Cultural de São Paulo, acompanhando nossa Aula Pública
TV Cultural de São Paulo, acompanhando nossa Aula Pública
Entrevista para a SME. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Entrevista para a SME. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Alunos transformadores.
Alunos transformadores
aula pública dos alunos do Glicerio
O que espero para 2020 e 2021.
Professor destaque
Aula Publica, um projeto vencedor!
aula pública dos alunos do Glicerio
AULA PÚBLICA, É POSSÍVEL SIM!!! Quando a escola transborda os muros, desconstrói as paredes invisíveis! Alunos de outros países e estados no centro de São Paulo, no bairro do GLICÉRIO, juntamente com o professor Paulo Magalhaes nos permitiram momentos de possibilidades que desconstroem métodos, quebra paradigmas na educação e vai contra o retrocesso do ensino! Vamos da a voz para os alunxs! Para as comunidades! A cidade é a sala de aula! Resistência contra o retrocesso na educação!!! GEOGRAFIA+ARTE+SABER! Lindos!!
aula pública
Paulo Magalhães, professor da EMEF Duque de Caxias, ensina seus alunos a se apoderarem do seu território, fazendo aulas públicas nas ruas da cidade, onde conta a história da região e ajuda seus alunos a efetivarem seu direito à cidade. 🎬 Confira o relato em mais um vídeo da série "A educação transforma as pessoas", que é parte do Outubro da Educação, iniciativa do vereador Celso Giannazi.
Facebook
A série Ocupações, que tem um episódio sobre nossas "Aulas Públicas", está entre um dos 13 episódios de 25 minutos. Em 13 episódios, ela abarca a multiplicidade desses movimentos e seus respectivos processos históricos, trazendo à tona o debate entre os diversos interesses que disputam as cidades, passando pela questão da moradia, do acesso aos bens e serviços públicos, do planejamento urbano e da cultura. Dirigida por Eugenio Puppo e produzida por Heco Produções, seu tema central são os movimentos de ocupações de grandes cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
#EspalhaEDH - Aula Pública e ocupação do espaço público
Entrevista com Paulo Magalhães sobre o projeto "Aula pública integrando as diversas culturas no glicério", realizado na EMEF Duque de Caxias e um dos vencedores do 6º Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos em 2018. Essa entrevista faz parte da edição número 7 do Espalha EDH - Informativo Mensal de Educação em Direitos Humanos do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Para acessar todas as edições da publicação, clique aqui: https://cutt.ly/yiBmLoW​ 0 comentários
Facebook
“Essa é uma história que marcou e tem marcado a minha vida. Começou no ano de 2010, quando me removo para a EMEF Duque de Caxias, que era considerada umas das escolas mais difíceis no aspecto das relações humanas. Na época, enfrentei novos desafios e vivenciei todo tipo de agressão dos alunos. Cheguei em um cenário de direção transitória e coordenação nova. Um labirinto para desvendar. Na primeira semana, fui apresentado à coordenadora pedagógica Andrea Mattos, que me perguntou se eu não queria encabeçar um projeto com uma exposição educativa chamada 'A cidade esconde o rio: a história da várzea do Tamanduateí'. A partir desse projeto, tive que começar a vasculhar o território. A própria comunidade não olhava com bons olhos nossos alunos fotografando o bairro ou tentando entrevistar alguns moradores. Sabia de todos os riscos que estávamos enfrentando, já que a região apresentava altíssimos índices de violência, com famílias desestruturadas e em situação de vulnerabilidade. Começamos a dar os primeiros passos, e foi através das visitas aos espaços públicos da região que foi possível contribuir para a formação intelectual e cidadã dos alunos. Trabalhamos a compreensão e o entendimento, tanto de questões políticas da sociedade brasileira, como da sua região. A partir da experiência do projeto Aula Pública, criamos laços com a comunidade e conectamos a escola com o bairro, impactando diretamente na redução da violência urbana. Fomos para a rua e a ocupamos. Conseguimos resgatar a história do bairro e fizemos os alunos se sentirem mais próximo de sua realidade, preservando a memória material e imaterial da comunidade do Glicério. Fiquei muito feliz, pois o projeto gerou nessa comunidade, e em especial nos estudantes, um aprendizado constante sobre a cidade.” Paulo Roberto Magalhães, professor de geografia - São Paulo (SP) 
Como inovar em sala de aula, tem como pano de fundo os problemas do bairro onde o aluno reside, através das aulas públicas” - Conectando Boas Práticas
Facebook
Folha de São Paulo, de hoje 05/11/18, Cotidiano B 4 Professor transforma ruas do centro de São Paulo em sala de aula.
PROJETO AULA PÚBLICA | O projeto "Aula Pública, é um dos vencedores do Prêmio ALPHA LUMEN - Internacional | PROFESSOR PAULO MAGALHÃES
PROJETO AULA PÚBLICA | O projeto "Aula Pública, é um dos vencedores do Prêmio ALPHA LUMEN - Internacional | PROFESSOR PAULO MAGALHÃES      O projeto "Aula Pública, é um dos vencedores do Prêmio ALPHA LUMEN - Internacional. Viviane Mosé, poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, parabeniza a todos educadores da Emef Duque de Caxias pelo projeto "Como inovar em sala de aula". Paulo Magalhaes.
Facebook
Sempre muito bom ver o projeto "Aula Pública" ser reconhecido como prática inovadora. Recebemos no dia de hoje premiação do "Conectando Boas Práticas" com apoio da Fundação Lemann placa comemorativa de prática transformadora pela rede do Estado de SãoPaulo. Obrigdo Joyce Santosjoyce, Tata Ribeirotá, Thati Bocci, Aline Fagundes Santos, Regina Couto, Claudia Rge Franchini e Angelica, que me deram a oportunidade dessa prática em suas salas de aula e a todos professores que indir… Ver mais — com Márcia Simanovicius.
Estudantes da EMEF Duque de Caxias visitam coleção Brasiliana Itaú | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
EMEF Duque de Caxias leva alunos para aulas públicas | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
No Glicério, antiga vila operária se transforma em sala de aula - Portal Aprendiz
Aula Pública transforma Glicério em território educativo de São Paulo - Portal Aprendiz
Projeto Leitura Solidária - Entretanto Educação
Este professor levou seus alunos à rua para aprenderem Geografia
Como organizar uma Aula Pública - Educação e Território
Educador social conta experiências com aulas públicas
Entretanto Entrevista: Paulo Roberto Magalhães - Entretanto Educação
Aula Pública, com produção de um documentário pela Net Claro Educação - tema “Conhecendo o Território do Glicério e suas Transformações Urbanísticas”
Educação remota: quem aprende e quem ensina? - Entretanto Educação
7 dicas para organizar uma aula pública - PORVIR
Projeto "Aulas Públicas" é vencedor de prêmio internacional de educação - Entretanto Educação
Professor usa aulas abertas para mudar visão de alunos sobre bairro de São Paulo
O que fazer quando a notícia invade a sala de aula?
EMEF Duque de Caxias faz da rua uma extensão da sala de aula | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Estudantes da EMEF Duque de Caxias visitam coleção Brasiliana Itaú | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
EJA da EMEF Duque de Caxias visita exposição “Jamaica, Jamaica!” | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Projeto “Aula Pública” da EMEF Duque de Caxias leva estudantes ao Largo do Paissandú | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
EJA da EMEF Duque de Caixas participa de aula pública na Praça da Sé | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
EMEF Duque de Caxias leva alunos para aulas públicas | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Como organizar uma Aula Pública - Centro de Referências em Educação Integral
Projeto "Aulas Públicas" é vencedor de prêmio internacional de educação - Entretanto Educação
Aulas públicas: Pombos e cartas para Helsinque - Entretanto Educação
Aula pública: Cidade e Território
Professor transforma ruas do centro de São Paulo em sala de aula
Aula Pública, nas vielas, ruas e áreas educativas de São Paulo.
O objetivo desse projeto está em construir uma sociedade mais justa que respeita seus cidadãos. Aula Pública, nas vielas, ruas e áreas educativas de São Paulo. Brazil As inovações estão nos temas que trabalhamos nas aulas públicas como cartografia, ocupação insalubre, moradia, imigração, preconceito, paisagem local, história do bairro etc. Diante desse quadro sui generis, no processo de debate com os estudantes, há aprendizagem sobre habitação, diferenças étnico-raciais e étnico-culturais, imigração e seus impactos culturais, processos migratórios no Brasil. https://novaescola.org.br/conteudo/12204/o-que-fazer-quando-a-noticia-invade-a-sala-de-aula https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/videos/professor-usa-aulas-abertas-para-mudar-visao-de-alunos-sobre-bairro-de-sao-paulo/ https://entretantoeducacao.com.br/educacao/aulas-publicas-pombos-urbanos-e-cartas-para-helsinque/ https://respeitarepreciso.org.br/professor-transforma-ruas-do-centro-de-sao-paulo-em-sala-de-aula/ https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/11/professor-transforma-ruas-do-centro-de-sao-paulo-em-sala-de-aula.shtml https://www.youtube.com/watch?v=K1QS_EHH5dM https://entretantoeducacao.com.br/educacao/projeto-aula-publica-e-vencedor-de-premio-internacional-de-educacao/ https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-organizar-uma-aula-publica/ https://porvir.org/7-dicas-para-organizar-uma-aula-publica/ https://entretantoeducacao.com.br/educacao/educacao-remota-quem-aprende-e-quem-ensina/ http://duquedecaxiasglicerio.blogspot.com/2018/02/aula-publica-com-producao-de-um.html https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/emef-duque-de-caxias-faz-da-rua-uma-extensao-da-sala-de-aula/ https://entretantoeducacao.com.br/educacao/entretanto-entrevista-paulo-roberto-magalhaes/ https://entretantoeducacao.com.br/professor/educador-social-experiencias-aulas-publicas/ https://www.facebook.com/PearsonBrasil/posts/1155348104645806/ https://entretantoeducacao.com.br/professor/projeto-leitura-solidaria/ https://www.youtube.com/watch?v=B58pUwHs7c8 https://www.pressreader.com/brazil/agora/20181104/281663961016824 https://conexao.xalingo.com.br/2019/08/02/este-professor-levou-seus-alunos-a-rua-para-aprenderem-geografia/ https://educacaoeterritorio.org.br/metodologias/como-organizar-uma-aula-publica/ https://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/09/29/aula-publica-transforma-glicerio-em-territorio-educativo-de-sao-paulo/ https://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/07/06/glicerio-antiga-vila-operaria-se-transforma-em-sala-de-aula/ https://www.youtube.com/watch?v=eraGxbU4ko4 https://entretantoeducacao.com.br/professor/como-inovar-em-sala-de-aula/ http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/EMEF-Duque-de-Caxias-leva-alunos-para-aulas-publicas http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Estudantes-da-EMEF-Duque-de-Caxias-visitam-colecao-Brasiliana-Itau http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/EMEF-Duque-de-Caxias-faz-da-rua-uma-extensao-da-sala-de-aula http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/EJA-da-EMEF-Duque-de-Caxias-visita-exposicao-Jamaica-Jamaica http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Projeto-Aula-Publica-da-EMEF-Duque-de-Caxias-leva-estudantes-ao-Largo-do-Paissandu http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/EJA-da-EMEF-Duque-de-Caixas-participa-de-aula-publica-na-Praca-da-Se http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/EMEF-Duque-de-Caxias-leva-alunos-para-aulas-publicas https://m.facebook.com/groups/857042934459934?bac=MTU4MDkyMDI5MzoxNTYwMzM5MTA0MTMwMzEwOjE1NjAzMzkxMDQxMzAzMTAsMCwwOjIwOkt3PT0%3D&multi_permalinks https://jovemeducacao.com.br/7-dicas-para-organizar-uma-aula-publica/ PAULO MAGALHAES

Spread of the innovation

loading map...